2009

 Partido SocialistaPartido Social DemocrataColigação Democrática UnitáriaBloco de Esquerda
Espaços Públicos e MobilidadeIntervenção de qualificação freguesia a freguesia.Eliminar barreiras arquitectónicas nos espaços municipais para melhoria da mobilidade.Criar zonas pedonais nos centros urbanos.
Qualificar e reforçar - iluminação pública, sinalética, mobiliário urbano.
Reforçar fiscalização e vigilância para o bom uso do espaço público.
Criar serviço de alerta rápido para detectar problemas de conservação e manutenção de espaços e equipamentos públicos.
Criar passeios em troços urbanos, designadamente na A8 (Flamenga - Guerreiros).
Criar Brigada Municipal para a remoção de inscrições que conspurcam o meio urbano.
Criar Projecto de Mobilidade para Todos, garantindo as condições de mobilidade das pessoas portadoras de deficiência.
Valorização dos espaços públicos.                                Eliminar barreiras arquitectónicas para garantir mobilidade segura a todas as pessoas.
Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana  Campanhas de incentivo às práticas de separação para reciclagem.                                  Reforço da recolha selectiva.                               Manutenção permanente dos contentores e ecopontos.                                        Aumento do número de ecopontos e revisão da sua localização.                            Melhorar os serviços de recolha de rwesíduos provenientes da construção e demolições.                                  Combater a actividade ilegal de socateiros.                                 Combater qualquer tentativa de aumento da capacidade de tratamento da central da Valorsul emSão João da Talha, respeitando compromissos com as populações.         
Recursos Hídricos  Gestão integrada dos recursos hídricos, protegendo as reservas do subsolo, reforçando a despoluição das linhas de água e incentivando a reutilização dos afluentes tratados nas ETAR's.                      Preservar as linhas de água e criar corredores ecológicos nas suas áreas envolventes. 
Energia Promover a eficiência energética e ambiental nos edifícios públicos do Concelho.Implementar o Programa Municipal para a Eficiência Energética.                       Reactivar a Agência Municipal de Energia.                                      Incentivar o uso de energias alternativas.                                Contribuir para a convergência das metas estabelecidas pelo Protocolo de Quioto.                    Aderir ao Pacto dos Autarcas para o Combate às Alterações Climáticas, elaborando o Plano de Participação de Loures. 
Espaços Verdes e EquipamentosAlargamento do Parque da Cidade de Loures, até Santo António dos Cavaleiros.
Criação do Parque Temático dedicado à Água na Frente Ribeirinha de Loures.               Ciclovia Loures - Sacavém (Foz do Trancão).
 Implementar o Plano Verde do Concelho.                                   Criar uma rede de espaços verdes articulados (Bobadela, Sacavém, Moscavide, Portela, Prior Velho, Camarate).                           Alargamento do Parque da Cidade de Loures até Sano António dos Cavaleiros.                                  Criação do Parque da Várzea do Trancão.                                          Criar um percurso pedonal Santa Iria de Azóia - Sacavém/Parque do Trancão.                                     Criar uma rede de pistas cicláveis com prioridade para a ciclovia da Lezíria, no baixo trancão.                                           Qualificar os espaços verdes existentes.Implementar o Plano Verde do Concelho.
Criar jardins, áreas de lazer de proximidade e espaços abertos de convívio e vizinhança.              Criar rede de ciclovias, priorizando as rotas de mobilidade diária e funcional. 
Criar áreas de hortas urbanas de utilização popular.
Floresta  Desenvolver acções de reflorestação e de preservação da floresta. 
Biodiversidade  Promover a conservação da biodiversidade e a preservação das riqueza natural e paisagística.  
Planeamento e urbanismo  Plano de Desenvolvimento das Cidades de Loures e Sacavém.                                 Plano de Urbanização de Santo António dos Cavaleiros e da Plataforma da Bobadela.                           Requalificação da Zona Ribeirinha do Tejo/Trancão.                                   Programa de Reabilitação Urbana de Camarate, Santo ntónio dos Cavaleiros e Sacavém.Nova política de solos e de regulamentação das mais-valias resultantes da transformação do seu uso, impondo limites à especulação e ao tráfico de influências e contendo a desordenada expansão dos subúrbios.
Serviços UrbanosControlo da qualidade dos serviços de saneamento (água, lixos, esgotos) melhorando eficácia e reduzindo custos. Incentivar o uso eficiente da água e estimular a sua reutilização.                             Qualificar os serviços urbanos prestados pelo município (limpeza urbana, abastecimento de água, saneamento, manutenção de espaços públicos e outras áreas públicas).Racionalização da gestão da distribuição da água, abordando este recurso como um bem público, escasso e vital.             Cancelamento da aprovação de novas urbanizações até à conclusão da revisão do PDM.
Transportes e AcessibilidadesCoordenação dos vários meios de transporte com o Metro e ampliação da oferta de estacionamento público.Definir uma rede de transportes colectivos que sirva necessidades dos núcleos habitacionais e empresariais.Linha de eléctricos ligeiros Loures - Tojais e Loures - Sacavém/zona ribeirinha.
Corredores "BUS" nas áreas urbanas.
Modernização dos transportes públicos.
Alargamento da oferta de estacionamento público nos principais centros urbanos.
Criar zonas para estacionamento de bicicletas.
Redes suburbanas de transportes públicos, tendencialemnte gratuitos.
Modernização dos transportes públicos.
Património Cultural  Alargamento da rede de museus, com o do Vinho e o da República.

Valorização do Património Construído.

Identificação dos edifícios que integram o Património Construído do concelho, através de sinalética e suportes informativos exteriores.

Política urbanística respeitadora  das áreas sujeitas a restrições construtivas, pelo seu valor patrimonial (como por exemplo o aqueduto de Santo Antão do Tojal).