Dia Internacional dos Museus | 18 de Maio

Sendo uma associação orientada para o ambiente e o seu património, a ADAL divulga as iniciativas que promovem a cultura e o bem-estar dos munícipes e dos visitantes. É neste quadro que relevamos o Dia Internacional dos Museus, dado o espólio de 3 museus e tantos monumentos e núcleos com interesse patrimonial existentes no nosso concelho.

Estes 3 espaços são lugares únicos de conhecimento e experiência, indispensáveis à formação da nossa identidade. Para além de despertarem e valorizarem memórias, cada vez mais os Museus devem interagir com a contemporaneidade, aproximando-se assim das pessoas, dos seus problemas, de factos e fenómenos sociais que hoje afectam as comunidades e a humanidade.

“Museus para uma sociedade sustentável” será o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), organismo da UNESCO, entidade que promove as comemorações, instituídas em 18 de Maio de 1997, com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

O tema proposto para 2015 tem como objetivo “promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza”.

Este ano, a Noite Europeia dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, acontece a 16 de maio, na noite de sábado para domingo, antecedendo o Dia Mundial dos Museus.

Cerca de 70 Museus de todo o país participam este ano com cerca de mais de 400 atividades muito diversificadas, sendo que só na Noite dos Museus se irão realizar mais de 140 atividades, proporcionando experiências fora da oferta habitual por permitir ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, em horários alargados.

No dia 18 de maio os Museus e Palácios da DGPC e os Museus Municipais de Loures têm entrada livre. Na Noite dos Museus, 16 de maio, os Museus e Palácios da DGPC e os Museus Municipais de Loures tiveram acesso gratuito.

Nestes dias, ao sair de casa, escolha visitar um Museu e diga SIM à valorização do nosso Património Cultural material e imaterial!