DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS – ADAL assinala que Loures ainda tem muito por fazer

O Dia da Árvore ou Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, é assinalado há décadas, todavia a ONU reforçou recentemente a relevância da problemática das florestas. A partir de 2013, o Dia 21 de Março passou a ser assinalado Dia Internacional das Florestas.

Associando-se a inúmeros especialistas e associações de ambiente, a ADAL alerta para a imperiosa necessidade de melhorar o ordenamento e gestão da floresta portuguesa.

Evidentemente, salienta em particular a situação de completo abandono da floresta na Área Metropolitana de Lisboa, concretamente, no Município de Loures.

Depois de durante anos a Câmara Municipal ter feito investimentos relevantes em estudos e planos de defesa e desenvolvimento da floresta, de ter desencadeado contactos e cooperação com proprietários, de terem tido lugar as primeiras acções coerentes de impulso e dinamização florestal, tudo estagnou na última década.

A sustentabilidade, a gestão do território e mesmo a economia local e o emprego justificam uma nova atitude do Município neste domínio.