Dia Internacional dos Museus – Em Loures já podemos voltar a visitá-los aos domingos

Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM[i] celebrada anualmente no dia 18 de Maio, tem este ano como tema ‘Museus: As coleções criam conexões‘.

Assinalar a efeméride é uma oportunidade de reflexão sobre a história e a possibilidade de perpetuar e contextualizar as memórias e a(s) identidade(s) do município de Loures e, inerentemente, sobre a oferta cultural municipal.

Partindo do pressuposto que o principal objetivo dos museus é a recuperação, conservação, investigação e divulgação do património cultural, em Loures existe património material e imaterial que justifica estar acessível e ser divulgado, para que os munícipes, em concreto, e o público, em geral, visitem e conheçam o acervo histórico-cultural local.

O Município de Loures conta com 3 Museus Municipais:

Museu do Vinho e da Vinha, Bucelas,

Museu Municipal de Loures - Quinta do Conventinho, Loures

Museu de Cerâmica de Sacavém, Sacavém

e com 2 Núcleos Museológicos:

Núcleo Museológico Casa - Museu José Pedro, Sacavém

Núcleo Museológico Luís Serra, Bemposta

A ADAL, no âmbito da sua missão e atividade, ao longo dos anos, tem alertado e/ ou congratulado para situações específicas do património municipal:

2014» 2ª Mostra de Fotografia “Retrato Ambiental de Loures” dedicada ao Património Cultural.

2013» Rúbrica Positivo & Negativo: Reconheceu e enalteceu a Abertura do Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas.

2011» Petição Pública em defesa da abertura dos Museus de Loures aos domingos.

Rúbrica Positivo & Negativo: alertou e denunciou o enfraquecimento da dinâmica de programação cultural dos Museus Municipais, de que o fecho destes equipamentos aos domingos era um perturbador sinal.

É com prazer e sentimento de dever cumprido que, neste Dia Internacional dos Museus a ADAL se congratula com a decisão de reabertura dos Museus Municipais de Loures ao domingo. Agradecemos naturalmente a todos os sócios, munícipes e defensores da cultura e do património o apoio e incentivo dado a esta causa, bem como regozijamos a Camara Municipal de Loures por esta acertada decisão!

Por fim deixamos o repto: Visite os Museus Municipais de Loures!

 


[i] ICOM = International Council of Museums» Conselho Internacional dos Museus

Comments are closed.