Informações / Posições Públicas

ADAL denúncia novo avanço na delapidação da Frente Ribeirinha do Tejo no Concelho de Loures

MOTA-ENGIL TEM DE SER TRAVADA, JÁ ! A ADAL- Associação de Defesa do Ambiente de Loures vem, há anos, tornando públicas as suas crescentes preocupações com a situação de crescente pressão desqualificadora na Frente Ribeirinha do Tejo em Loures. Considera inadmissível que a empresa Mota-Engil esteja a instalar uma Central…

DIA MUNDIAL DA ÁGUA | 22 de Março

Unanimidade no PACTO Municipal pela ÁGUA PÚBLICA proposto pela ADAL   Cumpre-se, nesta data, exactamente um ano, desde que a ADAL se comprometeu publicamente com a apresentação de um projecto de “PACTO POLÍTICO MUNICIPAL pela defesa da água como recurso natural público e sob controlo democrático”, aos órgãos autárquicos locais…

INTERVENÇÃO no Loures em Congresso

A ADAL apresentou uma comunicação no painel Espaço Urbano e Ambiente, integrado na sessão final do Loures em Congresso. Confira aqui a intervenção da ADAL na íntegra: Em Outubro de 2008, no contexto da denominada crise financeira internacional, a ADAL assumiu uma posição pública, onde desafiava a Câmara Municipal de Loures, as Junta…

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – ADAL afirma que a água precisa ser defendida, protegida e mantida pública, sob controlo democrático

O Dia Mundial da Água assinala-se a 22 de Março. Na actualidade, às pressões ambientais e civilizacionais sobre as fontes de água potável, acrescem as investidas económico-financeiras e mesmo militares. Em especial em Portugal, crescem, com razão, as preocupações relativamente às pretensões do poder político de proceder à privatização da…

Dia Internacional dos Museus – Em Loures já podemos voltar a visitá-los aos domingos

O Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa do ICOM[i] celebrada anualmente no dia 18 de Maio, tem este ano como tema ‘Museus: As coleções criam conexões‘. Assinalar a efeméride é uma oportunidade de reflexão sobre a história e a possibilidade de perpetuar e contextualizar as memórias e a(s) identidade(s) do município de…

Dia internacional dos Monumentos e Sítios | Para lembrar e valorizar os nossos lugares de memória

Para lembrar e valorizar os nossos lugares de memória Este ano o Dia internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao tema Lugares de Memória. A comemoração desta data constitui uma oportunidade para informar e sensibilizar a opinião pública relativamente à diversidade e vulnerabilidade do património e aos esforços necessários para…

O Palácio de Valflores não pode cair

ADAL oferece porquinho-mealheiro a decisores políticos A ADAL assinala o  dia 18 de Abril – proclamado pela UNESCO Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – com a oferta de um porquinho-mealheiro para alerta e sensibilização das instituições com responsabilidades na salvaguarda do Palácio de Valflores em Santa Iria de Azóia, Loures. O porquinho-mealheiro é…

ADAL apela ao Presidente da Câmara e Grupos Políticos para SALVAR o Palácio de Valflores

A ADAL, preocupada com a sustentação física do Palácio de Valflores, dirigiu-se por carta ao Presidente da Câmara Municipal de Loures e aos Grupos Políticos representados na Assembleia Municipal no sentido de que sejam tomadas medidas técnicas objectivas e urgentes para salvaguarda do edifício. Segue-se o conteúdo do APELO ao…