Vamos Conhecer o Património de Santo Antão do Tojal

O convite foi lançado e os amigos da ADAL aceitaram-no! Obrigada pela Vossa companhia!

Numa manhã típica de Outono, com sol e chuva a espreitarem por entre as nuvens altas, este grupo de 25 pessoas ouviu as histórias e factos narrados por José Júlio Morais, Comissário de Turismo de Santo Antão do Tojal, ex-Presidente desta autarquia, freguês e morador, conhecedor, defensor e apaixonado pelo valioso património desta freguesia de Loures.

Neste percurso pedestre de cerca de 2 horas, em ritmo de passeio e conversa informal, houve tempo para conhecer figuras chaves da terra – como Avelar Brotero e Augusto Dias da Silva – para visitar património cultural e patrimonial – como o Cruzeiro, a Igreja Matriz, o Palácio dos Arcebispos, o Palácio Fonte-Monumental, o Chafariz dos Arcos, entre outros – para perceber o esforço de valorização patrimonial no qual também a população se envolveu e ainda para observar e fotografar estes registos de identidade local.

Reiteramos os agradecimentos ao nosso guia pela agradável manhã e deixamos um agradecimento especial também à Junta de Freguesia de Santo Antão do Tojal, que apoiou esta visita e brindou todos os participantes com um mapa roteiro da freguesia, para que a memória do património perdure.

Esta é uma das freguesias que é insensato e despropositado acabar ou integrar noutra. Perder-se-ia o sentido da história e séculos de referências.