O Dia Mundial do Mar é celebrado como forma de sensibilizar para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da Organização Marítima Internacional (OMI).
O tema do Dia Mundial do Mar para 2012 é “OMI: Cem anos depois do Titanic“, que incidirá sobre as raízes da Organização e razão de ser, ou seja, a segurança da vida no mar. Uma das consequências do naufrágio do Titanic, em 1912, no qual mais de 1.500 pessoas perderam a vida, foi a adoção, dois anos depois, da primeira Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Convenção SOLAS). A SOLAS 1974 ainda está em vigor hoje, alterada e atualizada várias vezes.
Este ano, o tema será uma oportunidade para fazer um balanço da evolução da segurança marítima desde o desastre e para avaliar quais as áreas de segurança dos navios a que deve ser dada prioridade nos próximos anos.
A ADAL enfatiza o mar e as suas riquezas naturais como um ex-libris de Portugal e reconhece que respeitar o meio ambiente e o mar é um compromisso fulcral das sociedades atuais.