PERCURSO: Pelas Calçadas de Fanhões

Este percurso é circular, percorrido na freguesia de Fanhões. O ponto de encontro é o parque de estacionamento do cemitério local. Caso o horário o permita, entre e observe algumas das campas executadas com pedra da calçada.

Logo em frente ao portão do cemitério, outro ponto de paragem: a nascente da Fontinha e o Caminho das Lavadeiras.

Seguir em direção ao centro da vila, que acolhe desde 1999 o Monumento ao Calceteiro, uma estátua da autoria de Eduarda Filhó que enaltece a Capital do Calceteiro – marca registada em 2018.

Depois subir até ao coreto e à Igreja Matriz S. Saturnino. Durante o percurso atente aos inúmeros pormenores de calçada típica, mas não olhe só para o chão, pois as fachadas e os quintais têm apontamentos desta arte. Oportunidade também para admirar a azulejaria tão caraterística das fachadas das casas.

Neste ponto do itinerário aconselhamos a uma breve paragem no café em frente à sede da Junta de Freguesia para apreciar os famosos pastéis de nata.
Retemperadas as forças, é tempo de subir pela Estrada Velha rumo a Casaínhos, onde a Fonte possibilita encher o cantaril….

Uns metros à frente da Fonte de Casaínhos, virar à direita na rua da Serra dos Moinhos e continuar campo adentro. Esta é a parte do percurso mais verde e selvagem. No final deste troço, e sempre admirando/observando a típica paisagem compartimentada dos Barros, virar à direita na rua da Sociedade Recreativa, subindo em direção ao Fortim de Ribas.

Chegados ao Fortim de Ribas, é tempo de relaxar e apreciar a fantástica paisagem, donde se avista a vila de Bucelas e a serra do Socorro.

Depois do tempo necessário para usufruir da vista e do descanso e da reportagem fotográfica desça a rua do campo de Tiro em direção à Avenida Catarina Eufémia. É aqui que vai encontrar o último local deste percurso: a Fonte Velha de Fanhões.

O regresso ao parque de estacionamento não tem nada que enganar!

Clique aqui para aceder a informação detalhada do Percurso.