Um Olhar por Dentro … visita à exposição “Eduardo Gageiro – Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo”

Na sua missão de defesa e promoção do património, a ADAL organizou uma visita, no passado dia 27 de abril, à exposição patente no Museu de Cerâmica de Sacavém, intitulada “Eduardo Gageiro – Rapaz de Sacavém, fotógrafo do Mundo”, a qual pretende celebrar o homem que, pelo seu percurso pessoal e artístico, se tornou num dos fotógrafos mais incisivos e críticos da nossa história.

Eduardo Gageiro nasceu e cresceu em Sacavém, trabalhou na antiga Fábrica de Loiça (que atualmente alberga o Museu de Cerâmica) e lá aprendeu a fotografar.

Nesta visita guiada tivemos o privilégio de ser conduzidos pelo próprio Eduardo Gageiro: um dos melhores fotógrafos portugueses de sempre que tem ainda a particularidade de ser um cativante contador de histórias!

A visita durou mais de uma hora, com o autor – sempre equipado a rigor: com uma máquina fotográfica no braço – a percorrer os seis núcleos distintos que a mostra inclui – O Rapaz de Sacavém; O Fotojornalista; O Fotógrafo do Mundo; O Fotógrafo Institucional; Os Trabalhos Emblemáticos e Obra Editada – relatando as situações por detrás das fotografias e outros episódios que marcaram a sua carreira e que são demonstrativos da sua paixão pela fotografia.

Agradecemos aqui publicamente a disponibilidade e simpatia do fotógrafo do Mundo por ter aceitado o desafio da ADAL.

Informamos ainda os restantes sócios e amigos ADAL que que a exposição está patente até 15 de fevereiro de 2014, de segunda-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.