Decorreu na Casa do Professor do concelho de Loures, no dia 24 de Maio, mais uma reunião descentralizada da ADAL, aberta a todos os sócios. Para além do objectivo de estreitar a relação e reforçar a comunicação com os associados, a ADAL pretende, com estas reuniões, promover momentos de partilha de informação, de pontos de vista e de preocupações nos domínios do Ambiente e do Património.
Sendo a reunião realizada em Loures, convidámos a Junta e a Assembleia de Freguesia, que se fizeram representar, respectivamente, pela Presidente da Mesa, Ana Paula Damil e pela vogal Cristina Capitão. Igualmente contámos com a participação de representantes da Casa do Professor, entidade que acolheu esta reunião.
Dos assuntos discutidos, destacam-se, no domínio do Património, o Edifício 4 de Outubro, que continua a aguardar intervenção que o valorize e lhe dê uma função nobre, e o Aqueduto de Loures, estrutura do século XVIII, que permitiu, à época, um acesso mais fácil da população de Loures, dos animais e também dos viajantes, à água potável. Foi assinalado o estado de degradação e abandono da Fonte das Almoinhas.
Já no domínio do Ambiente, a maior preocupação relaciona-se com os resíduos urbanos, sobretudo porque se constata que muitos cidadãos fazem mau uso dos equipamentos de deposição, não respeitando o regulamento de higiene e limpeza urbana, apesar da informação a que têm acesso e das campanhas de sensibilização que pontualmente se realizam. Estas más práticas individuais acabam por interferir negativamente no bem-estar de todos.
Como seria de esperar, também o projecto do Metro mereceu alguma abordagem, sendo opinião unânime que qualquer que seja a solução, deve constituir uma verdadeira e eficaz alternativa ao veículo individual, correspondendo às necessidades de deslocação pendulares Loures – Lisboa – Loures que actualmente se verificam.
Foi estabelecido o compromisso entre a ADAL e a Junta de Freguesia de Loures, para uma abordagem conjunta sobre o Aqueduto de Loures.