26 de Novembro – Dia Mundial da Oliveira

Temos uma que é milenar!

Em 2019 o Conselho Executivo da UNESCO recomendou que no dia 26 de Novembro de cada ano fosse comemorado o Dia Mundial da Oliveira para se assinalar o significado desta árvore ancestral como símbolo universal de paz e harmonia. Foi então enfatizado que a oliveira contribui para o desenvolvimento econômico e social sustentável de muitos países de seis continentes, bem como para a preservação dos recursos naturais.

Esta árvore de origens mediterrânicas pode viver séculos, não deixando de dar frutos mesmo em condições adversas, razão pela qual também é vista como símbolo da resistência.

Neste dia não podemos deixar de referir a oliveira milenar que vive em Santa Iria de Azóia, no Bairro da Covina. Tem mais de 2800 anos e foi identificada por um grupo de investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro como uma das árvores mais velhas do país.

A “nossa” magnífica Oliveira, contemporânea da ocupação romana da Península, é o que resta de um antigo olival próximo das ruínas do Castelo de Pirescouxe e merece uma visita.

Por isso sugerimos a realização do percurso “do Palácio ao Castelo”, totalmente percorrido na freguesia de Santa Iria de Azóia. Começa em Via Rara, junto ao Palácio e Quinta de Valflores, atravessa o canal do Alviela, passa na Igreja Matriz e junto à Oliveira Milenar, terminando no Castelo de Pirescoxe.

Este percurso pode ser consultado no site da ADAL: