DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS | 18 de Abril

No dia 18 de Abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios sob o tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar.

A ADAL associa-se a esta data e convida a população a conhecer e explorar os monumentos e sítios do concelho de Loures. Só através da partilha se poderá usufruir e valorizar os monumentos, centros urbanos e sítios. É fundamental conhecer a história e explorar os acontecimentos para partilhar e divulgar as memórias. Pugna pela defesa do Património Cultural.

A data foi instituída a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), uma associação de profissionais da conservação do património, e aprovada pela UNESCO em 1983 e que visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção. Neste dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como visitas e entradas gratuitas nos monumentos.

CURIOSIDADES do vasto património arquitetónico e histórico do Concelho de Loures

Sabia que:

. O Conjunto Monumental de Santo Antão do Tojal está classificado como Monumento de Interesse Público? Integra o palácio dos Arcebispos, a igreja, o jardim, o palácio-fonte, o aqueduto e o chafariz.

. A Quinta do Conventinho, em Santo António dos Cavaleiros, foi convento de frades franciscanos da Província de Santa Maria da Arrábida? Aqui funciona o Museu Municipal de Loures desde julho de 1998.

. A Rota Histórica das Linhas de Torres é um projeto turístico-cultural de seis municípios? Criado para recuperar e valorizar o património histórico-militar, construído para defender a cidade de Lisboa das invasões dos exércitos napoleónicos no início do século XIX.

. A Quinta do Correio-Mor possui um notável palácio, edifício do século XVIII? Destaca-se pela imponência da fachada que dá para o pátio da entrada, precedido de porta brasonada.