ADAL integra o Conselho Consultivo

Enquanto associação de defesa do ambiente local, a ADAL foi convidada para integrar o Conselho Consultivo do Parque da Várzea e Costeiras de Loures. O convite foi de imediato aceite, em consonância com o empenho da Associação em participar activamente nos diversos processos de audição e consulta, representando e defendendo os interesses locais e das populações do município de Loures.

O Conselho é um órgão com funções consultivas, que deve assegurar a participação das várias forças sociais, culturais, económicas e ambientais na procura de consensos alargados relativamente ao planeamento e gestão do Parque da Várzea e Costeiras de Loures, constituindo-se enquanto órgão independente, que apoia a Câmara Municipal de Loures no planeamento e gestão do Parque da Várzea e Costeiras de Loures.

território composto pela Várzea e Costeiras ocupa cerca de 1.700 hectares de solo rural e quase despovoado no centro do Concelho de Louras, unindo as suas duas cidades – Loures e Sacavém – e ainda as sedes de freguesia São Julião do Tojal, Santo Antão do Tojal, Santo António dos Cavaleiros, Frielas e Unhos.

A importância concreta e simbólica deste território motivou a Câmara Municipal de Loures a delimitá-lo como Unidade Operacional de Planeamento e Gestão no novo Plano Diretor Municipal.

A ADAL pugnará pela implementação dos objetivos de protecção e recuperação dos valores e funções ambientais do parque, bem como de valorização do património cultural, material e imaterial da Várzea e Costeiras, numa estratégia que concilie as diferentes utilizações e vocações do território.