PETIÇÃO: Classificar o Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, de Sacavém

Para assinar a Petição clique AQUI.

Com a extinção das ordens religiosas em 1834, cessou as suas funções conventuais, tendo sido entregue em 1877, ao então Ministério da Guerra. Por lá passaram o Regimento de Artilharia Pesada Nº1, depois a Escola Prática do Serviço de Material e, até 2006, o Batalhão de Adidos.

Do seu património, em permanente risco de completa destruição e furto, salientamos azulejos dos séculos XVI, XVII e XVIII.

A ADAL tomou a iniciativa de denunciar publicamente o estado de completo abandono e destruição que está a acontecer com o Convento.

O Convento foi recentemente visitado por técnicos do Ministério da Cultura/DGPC e da Câmara Municipal de Loures – visita que a ADAL acompanhou – tendo-se confirmado a destruição que vem acontecendo neste testemunho de grande importância histórica.

Importa, pois, que se leve a efeito um amplo movimento da população do Concelho de Loures para a salvaguarda e valorização do Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, que corre o sério perigo de ficar completamente destruído.

Aos esforços da Tutela e do Município de Loures em preservar o Convento, há que acrescentar a poderosa influência dos cidadãos, tendente a salvar tão importante testemunho, que é integrante do património cultural nacional, mas muito dos sacavenenses, e evidentemente do Concelho de Loures.

É isso que queremos que aconteça. E é esta a finalidade da petição que vos propomos assinar e que será enviada à Senhora Ministra da Cultura e aos Grupos Parlamentares, para que o Estado desenvolva todas as diligências necessárias e ao seu alcance, para a classificação patrimonial do primeiro grande passo para a sua SALVAGUARDA e VALORIZAÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *