CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA VALORSUL/EGF!

A privatização da Valorsul pode e tem de ser revertida!

Como é do conhecimento público, o Governo anunciou recentemente a conclusão do processo de privatização do Grupo EGF, responsável pela gestão de grande parte dos resíduos sólidos urbanos produzidos no país.

A Valorsul, empresa pública do grupo EGF, sedeada em São João da Talha, procede ao tratamento e eliminação dos resíduos sólidos urbanos produzidos no concelho de Loures, servindo outros 18 municípios.

A ADAL – Associação de Defesa do Ambiente de Loures, os trabalhadores da VALORUSL, a Câmara Municipal de Loures, os sindicatos do sector e outras organizações, que se têm oposto à privatização da EGF/Valorsul, desenvolveram inúmeras diligências, a par dos restantes municípios servidos pela Valorsul, visando chamar o governo à razão e provando que o interesse público impunha a anulação do processo de privatização.

A Valorsul detém uma elevada competência tecnológica, com experiência de muitos anos a garantir, de forma ambientalmente segura, o destino final dos resíduos de 1,6 milhões de habitantes, gerindo um sistema integrado que promove a valorização e a reciclagem.

A Valorsul é uma empresa pública que desde a sua criação apresenta lucros, ano após ano.

Nem estes argumentos factuais, nem a luta comum dos autarcas, provenientes das diferentes forças políticas, nem o desrespeito pelos compromissos do Estado com os munícipes de Loures, foram suficientes para infletir a posição do Governo, acantonado numa visão de servilismo aos interesses dos grandes grupos económicos, desejoso de a estes entregar aquilo que as populações pagaram. 

Mas todos aqueles que se opõem à privatização da EGF/Valorsul, não podem e não vão baixar os braços.

À delapidação do património público somam-se as preocupações ambientais e laborais. A proposta do vencedor da privatização, SUMA/Mota Engil, prevê:

  • O não cumprimento das metas de reciclagem aprovadas pelo próprio Governo por via do PERSU 2020;
  • O desinvestimento na manutenção e no controlo ambiental das unidades de tratamento, particularmente inaceitável no caso da incineradora da Valorsul;
  • A construção de uma 4ª linha de queima na Valorsul e a fusão desta com a Amarsul;
  • A redução de postos de trabalho;

 Assim as organizações promotoras, nesta fase decisiva da luta contra a privatização da EGF/Valorsul, apelam à convergência e união de esforços da população de Loures e de outros municípios, das associações suas congéneres, dos sindicatos, dos autarcas, do movimento associativo, das forças políticas que se opõem a esta privatização, para a constituição duma Plataforma Cívica que eleve, intensifique e diversifique acções contra esta monstruosidade, contra este ataque aos direitos das populações e dos trabalhadores, participando e apoiando, desde já, uma proposta de Concentração e Protesto pela reversão da privatização, a ter lugar no próximo dia 8 de Julho, pelas 18h30, no Largo da Sociedade 1º Agosto, em S. Iria de Azóia.

CONTAMOS COM TODOS OS QUE NÃO DESISTEM!

Associações promotoras:

– ADAL – Associação de Defesa do Ambiente de Loures;

– Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém;

– Associação das Colectividades do Concelho de Loures;

– Sociedade 1º Agosto Santa Iriense;

– STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local;

– Comissão de Trabalhadores da Valorsul;

– SITE – SUL – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadores, Energia e Actividades do Ambiente do Sul.

PROTESTO PELA REVERSÃO DA PRIVATIZAÇÃO DA VALORSUL | 8 de Julho

A ADAL, nesta fase decisiva da luta contra a privatização da EGF/Valorsul, apela à convergência e união de esforços da população de Loures e de outros municípios, das associações suas congéneres, dos sindicatos, dos autarcas, do movimento associativo, das forças políticas que se opõem a esta privatização, para a constituição duma Plataforma Cívica que eleve, intensifique e diversifique acções contra este ataque aos direitos das populações e dos trabalhadores.

PARTICIPE na CONCENTRAÇÃO E PROTESTO pela reversão da privatização da Valorsul, a ter lugar no próximo dia 8 de Julho, pelas 18 horas, no Largo da Sociedade 1º de Agosto, em S. Iria de Azóia.

CONTAMOS COM TODOS OS QUE NÃO DESISTEM!

ADAL assinala Palácio de Valflores como ponto negativo do concelho

Fonte: Câmara Municipal de Loures | http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=1036

PATRIMÓNIO E AMBIENTE

Associação de Defesa do Ambiente de Loures assinala pontos positivos e negativos do concelho

Reabertura dos museus municipais de Loures ao domingo valorizada pela Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL), que entregou, no dia 5 de junho, na Câmara Municipal de Loures, os certificados relativos aos aspetos positivos e negativos nas áreas do Ambiente e do Património.

Os certificados, relativos ao ano de 2014, são emitidos pela ADAL como forma de assinalar o Dia Mundial do Ambiente, onde se destacam os factos mais relevantes e positivos, alertando para os que se apresentam em contradição com o bem-estar coletivo.

Como pontos positivos, a ADAL assinala a reabertura dos museus municipais de Loures aos domingos e ainda a discussão pública do PDM, aberta à participação de toda a população.

Já a privatização da Valorsul foi classificada de negativa, facto que a Câmara de Loures tem tentado contrariar através de múltiplas ações: providências cautelares, sessões públicas de esclarecimento, manifestações, concentrações, conferências de imprensa, entre muitas outras formas de luta.

Na área do Património, o Palácio de Valflores, em Santa Iria de Azóia, e o risco de destruição deste edifício histórico, tiveram uma classificação negativa por parte da ADAL. Também aqui a Autarquia tem dado passos importantes na sua preservação. Após a constituição de um grupo de trabalho interno, entre outubro de 2013 e novembro de 2014, foram desenvolvidas várias ações. Uma das primeiras decisões foi reunir com a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), onde se apresentou proposta e orçamento para consolidação do palácio e aqueduto e se procurou saber da disponibilidade deste organismo para apoiar a intervenção. A 1 de novembro de 2013, a Câmara de Loures apresentou uma candidatura ao Programa 7 Sítios Mais Ameaçados, da Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, mas sem resultados.

Já no início ano de 2014, a Quinta de Valflores recebeu uma visita técnica da DGPC para uma vistoria técnica do imóvel. Procedeu-se, então, à remoção de colunelo, capitel e base da loggiado palácio e posterior depósito no Museu Municipal de Loures, assim como à reposição da tela e chapas de cobertura danificadas na estrutura de proteção do palácio. Remetida foi também, pela Autarquia, uma proposta de caderno de encargos para intervenção de consolidação no imóvel e aqueduto à DGPC. A 26 de junho de 2014, Valflores recebe a visita do Secretário de Estado da Cultura, com o intuito de aprofundar parcerias para melhorar o apoio técnico e avaliar em conjunto formas e meios de valorização do património.

 

Entrega dos certificados Positivo e Negativo – 2014

A ADAL assinala o dia Mundial do Ambiente – 5 de junho – com a entrega dos Certificados relativos ao Positivo e Negativo no concelho de Loures em 2014.

Recordamos que os aspetos do Ambiente e do Património que se destacaram positiva ou negativamente, foram os seguintes:

Ambiente | Positivo – A Discussão Pública do PDM, aberta à participação de todos e em todas as freguesias;

Ambiente | Negativo – A privatização da Valorsul;

Património | Positivo – A reabertura dos Museus Municipais de Loures aos domingos;

Património | Negativo – O risco de destruição completa do Palácio de Valflores em Santa Iria de Azóia.

O certificado correspondente ao aspecto negativo no Ambiente é entregue ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia, sendo os três restantes entregues à Câmara Municipal de Loures.

Com o projeto Positivo e Negativo do Ano, a ADAL procura impulsionar as melhores práticas e censurar aquelas que se apresentem em contradição com o interesse e bem-estar coletivos.