Visita à Árvore Monumental … Em terras de Lousa!

“Pelos Trilhos do Património e da Natureza” rumou este ano à freguesia de Lousa. A magnífica manhã de primavera deste dia 30 de Maio permitiu às duas dezenas de amigos da ADAL cumprir o programa delineado, com a caminhada a partir e a chegar em Carcavelos, passando por Fontelas, e a terminar na fábrica de queijos Tété.

Tendo o património ambiental como mote, o intuito foi conhecer in loco uma das árvores monumentais localizadas no Concelho de Loures e desfrutar da magnífica paisagem envolvente. Aqui respira-se ar puro e experiencia-se a tranquilidade e o sossego tão invulgares de conseguir à porta da capital!

E o Carvalho-Português ou Carvalho-Cerquinho, uma árvore centenária, classificada de Interesse Público, e que até tem Bilhete de Identidade, aguardava-nos em todo o seu altivo e esplendoroso porte!

Mostramos algumas fotografias, mas fica o aviso: é obrigatório contemplar ao vivo e a cores!

A nossa iniciativa contou com a participação do Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Nelson Batista, que fez as honras da casa e que, ao longo do percurso, enquadrou histórias e factos e esclareceu curiosidades.

E apesar de o fulcro da actividade da ADAL se centrar no ambiente e património de Loures, somos uma Organização que defende a Sustentabilidade, e também a sustentabilidade económica, pelo que aproveitámos a oportunidade para conhecer a empresa nacional de lacticínios Tété, que nos proporcionou uma visita guiada às suas instalações fabris.

A terminar a visita guiada a Tété organizou uma degustação dos seus produtos (e não só!). Os sócios e amigos da ADAL deliciaram-se com as iguarias ofertadas. OBRIGADA Tété!

A título de curiosidade, e por ser uma notícia relevante para o desenvolvimento local, assinalamos a escritura da constituição da Confraria do Queijo Fresco da Região Saloia, que se realizou no passado dia 30 de Maio, a qual tem o objectivo de promover, divulgar e dar visibilidade ao queijo fresco, como parte integrante do património gastronómico da região saloia. A Confraria pretende criar uma marca nesta que é uma das zonas do país com melhor produção de queijo fresco.

Confira aqui a notícia sobre esta cerimónia, publicada no sítio da Câmara Municipal de Loures.

No final da acção é sempre gratificante perceber que o objectivo foi cumprido e que continua a fazer sentido cumprir o desígnio de sermos uma ONGA–Organização Não Governamental de Ambiente!

Contudo, e porque a ADAL é uma associação que tem por objectivos a defesa do equilíbrio ambiental e do património, com a presente iniciativa, para além do convívio, pretendeu obviamente realçar outros aspectos, designadamente:

– a necessidade de dignificar o Carvalho-Cerquinho como árvore monumental que é, sugerindo um arranjo paisagístico da zona envolvente, que acautele devidamente a sua conservação;
– a perplexidade de existirem estruturas informativas no local, colocadas pela Câmara Municipal de Loures há mais de 2 anos, sem contudo ostentarem  alguma informação;
– o importante património ambiental da zona, com uma das maiores faixas verdes / reflorestação do território de Loures, onde é visível um esforço do município no âmbito da defesa da floresta, nomeadamente contra incêndios.

Esta iniciativa teve o apoio da Junta de Freguesia de Lousa e da empresa Tété II – Produtos Lácteos.

 

E no próximo mês de Outubro realiza-se a iniciativa “Um Olhar por Dentro”, com uma visita ao Palácio do Correio-Mor.

 

PARTICIPE nas iniciativas da ADAL!

Em defesa da ÁGUA PÚBLICA

Na sequência da Posição Pública divulgada a propósito do Dia Mundial da Água, a ADAL pretende propor aos autarcas eleitos nos órgãos municipais a subscrição de um Pacto em Defesa da Água Pública, que constitua um guia para acção e gestão democraticamente controlada da água no Município.

A água é um recurso natural indispensável à vida, pelo que é obrigatório assegurar a defesa da água como recurso natural público e assegurar o controlo democrático da sua exploração, distribuição e preservação.

Dia Internacional dos Museus | 18 de Maio

Sendo uma associação orientada para o ambiente e o seu património, a ADAL divulga as iniciativas que promovem a cultura e o bem-estar dos munícipes e dos visitantes. É neste quadro que relevamos o Dia Internacional dos Museus, dado o espólio de 3 museus e tantos monumentos e núcleos com interesse patrimonial existentes no nosso concelho.

Estes 3 espaços são lugares únicos de conhecimento e experiência, indispensáveis à formação da nossa identidade. Para além de despertarem e valorizarem memórias, cada vez mais os Museus devem interagir com a contemporaneidade, aproximando-se assim das pessoas, dos seus problemas, de factos e fenómenos sociais que hoje afectam as comunidades e a humanidade.

“Museus para uma sociedade sustentável” será o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), organismo da UNESCO, entidade que promove as comemorações, instituídas em 18 de Maio de 1997, com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

O tema proposto para 2015 tem como objetivo “promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza”.

Este ano, a Noite Europeia dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, acontece a 16 de maio, na noite de sábado para domingo, antecedendo o Dia Mundial dos Museus.

Cerca de 70 Museus de todo o país participam este ano com cerca de mais de 400 atividades muito diversificadas, sendo que só na Noite dos Museus se irão realizar mais de 140 atividades, proporcionando experiências fora da oferta habitual por permitir ao público vivenciar os espaços numa perspetiva diferente, em horários alargados.

No dia 18 de maio os Museus e Palácios da DGPC e os Museus Municipais de Loures têm entrada livre. Na Noite dos Museus, 16 de maio, os Museus e Palácios da DGPC e os Museus Municipais de Loures tiveram acesso gratuito.

Nestes dias, ao sair de casa, escolha visitar um Museu e diga SIM à valorização do nosso Património Cultural material e imaterial!

Em terras de Lousa … 30 de Maio

A ADAL – Associação de Defesa do Ambiente de Loures organiza a iniciativa PELOS TRILHOS do PATRIMÓNIO e da NATUREZA, no próximo dia 30 de Maio, para melhor conhecer e valorizar o património ambiental de Fontelas, na freguesia de Lousa.

Venha conhecer a árvore centenária – Carvalho-português ou cerquinho, classificada de Interesse Público, e percorrer o caminho da missa, sempre em contato directo com o verde da natureza.

No final, a Tété II – Produtos Lácteos abre portas aos sócios e amigos da ADAL para uma visita guiada a esta empresa nacional de lacticínios.

Esta iniciativa conta igualmente com o apoio e participação da Junta de Freguesia de Lousa.

Participe e divulgue!

Ponto de encontro: 10 horas Rua Principal, junto ao chafariz de Carcavelos, Lousa.

Inscrição gratuitaadaloures@gmail.com, até 28 de Maio.

 Informações:

Percurso pedonal circular, em estrada (alcatrão e terra batida), de cerca de 3 Km, com grau de dificuldade: fácil.

Aconselhamos o uso de calçado confortável, roupa adequada à atividade e ao estado do tempo, para além de se precaverem com água.

As imagens captadas durante a iniciativa poderão ser utilizadas pela ADAL para fins de divulgação do evento.