O Convento
de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, de Sacavém por
indicação de Miguel de Moura, escrivão de D. Sebastião, foi construído no
século XVI, sobre ruínas de um outro templo edificado no século XII, em pleno
reinado de D. Afonso Henriques.
Do seu património, em permanente
risco de completa destruição e furto, salientamos azulejos dos séculos XVI,
XVII e XVIII.
Os efeitos danosos causados pelas
centenas de anos de vida deste exemplar do nosso património, aliados aos danos
provocados pelo abandono a que esteve sujeito, conduziram-no a um estado de
destruição que a ADAL por diversas vezes tem vindo a denunciar, quer através de
Posições Públicas, quer no âmbito do Positivo e Negativo do Ano, como sucedeu
este ano.
Porque corre o sério risco de
ficar completamente destruído, consideramos que se justifica a dinamização de
um movimento de opinião da população do Concelho de Loures e da cidade de
Sacavém, em particular, para a salvaguarda e valorização do Convento de Nossa
Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres.
Esta é a finalidade da petição
que a ADAL tenciona divulgar proximamente, e que será enviada à Senhora
Ministra da Cultura, para que o Estado desenvolva todas as providências
necessárias e ao seu alcance, para a classificação patrimonial do Convento.