ADAL REÚNE COM SÓCIOS EM SANTA IRIA DE AZÓIA

Uma reunião da ADAL aberta a sócios onde se discutiram diversas questões do Ambiente e Património do concelho de Loures, com destaque para os mais directamente relacionados com a zona oriental do concelho, teve lugar no passado dia 17 de Maio nas instalações da Sociedade Recreativa Musical Primeiro de Agosto Santa Iriense.

Dos assuntos discutidos destacamos:

(clique no título de cada item para ver notícias sobre o tema)

Palácio e Quinta de Valflores

Os trabalhos de recuperação prosseguem. A ADAL tem seguido os desenvolvimentos através do site da Câmara de Loures, dado não ter havido recentemente contactos institucionais no âmbito da parceria.

LRS águas mil | monitorização

Trata-se duma nova Causa da ADAL, com um caracter abrangente e impactos muito significativos em várias dimensões da vida do concelho.

Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres

Para além de interromper a destruição e salvar o que ainda for possível deste importante património de Sacavém, pensa a ADAL que a melhor defesa daquele edificado será dar-lhe um uso compatível. A ADAL está a preparar uma proposta sobre a uma hipótese de utilização futura do convento e da sua envolvente, para apresentar à Câmara de Loures e à Junta de Freguesia de Sacavém,

Reactor Nuclear de Sacavém

Desmantelado o reactor nuclear, foi assinalada a necessidade de a ADAL incluir este tema nas abordagens que faz com a Câmara Municipal da Loures, a fim de se perceber a situação dum anunciado projecto no domínio da Saúde.

Jornadas Mundiais da Juventude

Considerando as oportunidades que este evento irá trazer para o território, em termos de requalificação urbanística, convirá questionar que projecto que se perspectiva para os terrenos localizados no município de Loures.

A ADL irá retomar o contacto com o Presidente da República, a quem lançou, em 2021, o desafio de visitar não só a área de intervenção, mas outras áreas e equipamentos com potencial para a valorização da cidade de Sacavém.

Transportes e mobilidade

A abordagem deste tópico teve principal foco no transporte ferroviário e medidas que induzam e estimulem a sua utilização (designadamente parqueamento e percursos pedonais de qualidade) e no Metro.

Resíduos

Este tema motivou significativa participação, sobretudo no que concerne à recolha selectiva, onde se constatam maiores problemas e também importantes desafios. O cumprimento das metas estabelecidas implica investimentos avultados, quer em instalações, quer em equipamentos. O aterro de Mato da Cruz vai ter que encerrar a curto prazo, o que obriga a encontrar alternativa para a Estação de transferência. Também ao nível da sensibilização e educação ambiental há muito por fazer.

A ADAL integra o Comissão de Acompanhamento Local da CTRSU da Valorsul, fazendo um balanço negativo do funcionamento desta Comissão, que irá comunicar ao Ministério do Ambiente, propondo a mudança da entidade responsável pela coordenação da Comissão.

Paul das Caniceiras

Foi sugerida a vantagem em abordar este património natural no quadro duma intervenção mais abrangente (Parque da Várzea e Costeiras de Loures), e da proposta já em tempos apontada, de envolvimento da Águas Tejo Atlântico SA no processo (utilização das águas tratadas da ETAR).