ADAL reúne com Águas do Tejo Atlântico (AdTA)

A pedido da ADAL junto da Águas do Tejo Atlântico, fomos recebidos no passado dia 5 de Dezembro, por Marcos Batista e Jorge Gomes, na Fábrica da Água de Beirolas, para esclarecimentos sobre a utilização de águas residuais tratadas.

Tomámos conhecimento da capacidade de volume diário nas três linhas de produção existentes, bem como dos destinos dados às águas tratadas, quer para fornecimento externo, quer para consumo interno. Lamentavelmente, a capacidade instalada não está a ser rentabilizada como seria desejável, nomeadamente pelo município de Loures, seja pelas autarquias, seja pelo tecido empresarial, situação que urge alterar no âmbito do uso de tão importante recurso, cujos princípios defendemos intransigentemente: Reduzir (o consumo), Reciclar (a água usada) e Reutilizar.

Tivemos ainda oportunidade para trocar impressões sobre o projecto Sollagua, que visa promover o desenvolvimento de uma economia circular baseada na reutilização das águas residuais locais, através de soluções baseadas na natureza (SBN), para a reutilização da água em áreas rurais (Espanha, Portugal e França).

Não deixámos de abordar as eventuais possibilidades de abranger o Paul das Caniceiras num projecto que possa não só criar melhores condições de subsistência do ecossistema que lhe está associado, mas também providencie água para usos diversos na actividade agrícola e pecuária.

Igualmente referenciamos a Boga de Boca Arqueada de Lisboa, espécie em risco que vive no Paul, para eventual abordagem no quadro do projeto Peixes Nativos, lançado em novembro de 2017 e desenvolvido em parceria entre o ISPA – Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico.

Associações à Conversa

No passado dia 5 de dezembro, as associações de Santa Iria de Azóia reuniram no Grupo Desportivo de Pirescoxe com o objetivo de estreitar relações entre as forças vivas da freguesia.

A ADAL esteve presente, enquanto coletividade que pugna pela melhoria da qualidade de vida dos fregueses de Santa Iria de Azóia, e enquanto associação que pretende estreitar os laços com as suas congéneres e, em conjunto, encontrar formas de potenciar e estimular a vida associativa da freguesia.

Esta iniciativa, desafio lançado pela Sociedade Recreativa Musical 1.º de Agosto Santa Iriense, vem acrescer à prossecução dos objetivos da Sociedade e da ADAL em fomentar a participação cívica e associativa das populações, e em agregar o movimento associativo por forma a que conjuntamente, todos possam partilhar experiências, conhecimentos e recursos, com vista à melhoria da qualidade de vida das populações da freguesia.

É, assim, intenção da ADAL continuar comprometida com estes encontros as reuniões informais entre as coletividades, para garantir que o tecido associativo floresça e aumentando a sua intervenção comunitária na freguesia.