Reunião descentralizada – Loures

Decorreu na Casa do Professor do concelho de Loures, no dia 24 de Maio, mais uma reunião descentralizada da ADAL, aberta a todos os sócios. Para além do objectivo de estreitar a relação e reforçar a comunicação com os associados, a ADAL pretende, com estas reuniões, promover momentos de partilha de informação, de pontos de vista e de preocupações nos domínios do Ambiente e do Património.

Sendo a reunião realizada em Loures, convidámos a Junta e a Assembleia de Freguesia, que se fizeram representar, respectivamente, pela Presidente da Mesa, Ana Paula Damil e pela vogal Cristina Capitão. Igualmente contámos com a participação de representantes da Casa do Professor, entidade que acolheu esta reunião.

Dos assuntos discutidos, destacam-se, no domínio do Património, o Edifício 4 de Outubro, que continua a aguardar intervenção que o valorize e lhe dê uma função nobre, e o Aqueduto de Loures, estrutura do século XVIII, que permitiu, à época, um acesso mais fácil da população de Loures, dos animais e também dos viajantes, à água potável. Foi assinalado o estado de degradação e abandono da Fonte das Almoinhas.

Já no domínio do Ambiente, a maior preocupação relaciona-se com os resíduos urbanos, sobretudo porque se constata que muitos cidadãos fazem mau uso dos equipamentos de deposição, não respeitando o regulamento de higiene e limpeza urbana, apesar da informação a que têm acesso e das campanhas de sensibilização que pontualmente se realizam. Estas más práticas individuais acabam por interferir negativamente no bem-estar de todos.

Como seria de esperar, também o projecto do Metro mereceu alguma abordagem, sendo opinião unânime que qualquer que seja a solução, deve constituir uma verdadeira e eficaz alternativa ao veículo individual, correspondendo às necessidades de deslocação pendulares Loures – Lisboa – Loures que actualmente se verificam.

Foi estabelecido o compromisso entre a ADAL e a Junta de Freguesia de Loures, para uma abordagem conjunta sobre o Aqueduto de Loures.

Roteiro Ecologista do PEV com Alerta para a Defesa do Património | Visita guiada pela ADAL

A convite do Partido Ecologista Os Verdes, a ADAL participou numa visita aos Aquedutos de Santo Antão do Tojal e Rua dos Arcos, na qual estiveram presentes vários dirigentes daquele Partido, o Presidente da Junta de Freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal, João Florindo, e o ex-autarca José Júlio Morais, activista desta causa e de outras que envolvem não só o património cultural daquela Freguesia, mas também os seus recursos naturais, como é o caso do Paul das Caniceiras.

A ADAL tem alertado as entidades públicas para a necessidade de se dar continuidade ao processo de requalificação do Aqueduto, iniciado em 1991 e que nunca foi concluído, nem retomado. Recorde-se que recentemente a ADAL enviou uma carta ao ministro da Cultura, convidando-o a visitar esta freguesia a fim de conhecer o seu importante património, todo ele referenciado no SIPA–Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (leia a notícia aqui).

O Aqueduto de Santo Antão do Tojal integra o conjunto patrimonial constituído ainda pelo Palácio da Mitra com o seu jardim onde se destacam os pombais, Fonte-Palácio, chafariz, igreja, monumental portão de entrada, classificado como Monumento de Interesse Público.

A comitiva ainda se deslocou até ao Paul das Caniceiras, para o qual existe, há vários anos um projecto de conservação e valorização que, contudo, parece não querer sair das gavetas, enquanto aumentam os riscos de degradação irreversível desta importante zona húmida, refúgio de aves e sítio de biodiversidade.

A ADAL tem vindo a insistir junto da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Loures para que o Paul das Caniceiras seja classificado enquanto Área Protegida de Âmbito Regional ou Local.

APOIAR A ADAL

O associativismo é um lugar de participação, de expressão da cidadania. Conforme as dimensões da vida que mais interessam a cada um, seja na esfera pessoal e familiar, seja na esfera social e colectiva, no nosso concelho encontramos uma enorme diversidade de associações com respostas que se aproximam ou coincidem com esses interesses e expectativas. Participar nas actividades ou na vida associativa da associação que elegemos para nos associarmos, é uma das melhores formas de apoiá-la.

A ADAL, que tem missão e objectivos muito particulares no contexto do associativismo local, precisa do apoio de todos os seus associados e dos que vão acompanhando de forma mais ou menos regular a nossa intervenção.

Apoiar a ADAL passa por pagar as quotas, ou fazer um donativo (NIB 0035 0401 0000 8193 5301 4) e agradecemos a generosidade dos que o fazem!

Mas o apoio à ADAL pode expressar-se de outras formas: acompanhar a nossa intervenção, suscitar novos temas para a agenda do debate e da advertência, participar nas reuniões descentralizadas e nos projectos participativos (Eco-Alerta, Positivo e Negativo do Ano, Pelos Trilhos do Património e da Natureza…), contribuir com opiniões, que podem ser publicadas no nosso site (rubrica Opinião), sobre factos ou aspectos de realce nos domínios do ambiente, do património e da qualidade de vida, dar sugestões para melhorar a nossa intervenção.

Assim se constrói um colectivo mais dinâmico!
Este é o seu lugar!