UM OLHAR POR DENTRO ao edifício do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas

Sócios e amigos da ADAL deram Um Olhar por Dentro ao edifício do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), instalado no então Regimento de Engenharia n.º 1 da Pontinha, local de onde foi liderado o golpe militar de 25 de Abril de 1974, responsável pela restauração da Democracia em Portugal.

A visita foi guiada pelo sócio e dirigente da ADAL Miguel Ferreira, que conduziu os presentes numa viagem ao passado recente, dando a conhecer aos mais novos e recordando aos demais os acontecimentos que marcaram a história do nosso país, num local que foi parte integrante do concelho de Loures.

Já no interior do pavilhão pré –fabricado onde tudo aconteceu, percebemos que a escolha do local  teve então em consideração a proximidade da capital, aliada ao relativo isolamento e discrição das instalações, bem como do facto de o Regimento de Engenharia n.º 1 ser uma unidade de confiança dos revolucionários. Para melhor recordar o ambiente que se vivia e algumas das personagens que deram corpo à Revolução dos Cravos, oportunidade para visionar um excerto do filme “A hora da Liberdade”, uma recriação histórica produzida pela SIC por ocasião comemorações do 25º aniversário da data.

Depois do filme, somos conduzidos ao Núcleo Museológico do MFA, que reproduz as condições do espaço no dia 25 de Abril de 1974, com a sala de operações integralmente montada, e que reúne um conjunto de equipamentos como rádios, telefones e transmissores, assim como armas, munições e mapas.

Tempo ainda para observar duas exposições, que retratam as horas decisivas deste dia, ilustrada com fotografias da época.

Evidenciando o valor histórico e memorial, e o elevado conteúdo simbólico, o edifício do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas, incluindo o património integrado, é classificado como monumento nacional em 2015.

Viva a LIBERDADE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *