As alterações climáticas derivam do impacto das atividades humanas com reflexos na temperatura da Terra, reforçando o efeito de estufa e concorrendo para o aquecimento global.
As alterações climáticas afetam todas as regiões do mundo, constatando-se fenómenos meteorológicos extremos cada vez mais comuns, como são exemplo quer a pluviosidade a aumentar, quer as vagas de calor e as secas a agravar-se.
Os seus impactos são distintos e significativos, com efeitos na saúde humana, na sociedade, na economia, no ambiente, na biodiversidade, em suma, na sustentabilidade do planeta.
O Município de Loures está a elaborar o Plano de Acção Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loures (PAMAAC-LRS), um instrumento que visa identificar e implementar medidas de adaptação às variações climáticas de curto prazo e aos eventos extremos e com o objectivo de, a longo prazo, reduzir a vulnerabilidade do território às alterações climáticas.
Foi criada uma Comissão de Acompanhamento do PAMAAC-LRS, com o objetivo de envolver todos os atores estratégicos, públicos e privados, a nível municipal, potenciando a partilha de conhecimento e experiências, e favorecendo uma maior capacidade para encontrar melhores respostas e soluções na elaboração, dinamização e monitorização do Plano.
Enquanto associação representativa da área do ambiente e entidade parceira do município, a ADAL foi convidada a integrar a Comissão de Acompanhamento, tendo participado na reunião realizada no passado dia 28 de julho.
A ADAL valoriza e reconhece a importância do envolvimento das entidades e da população em geral na gestão local, sendo o debate alargado essencial a uma perspetiva transdisciplinar do território e fulcral na estratégia política a definir.