A ADAL reuniu em Assembleia Geral Ordinária no dia 15 de Dezembro, tendo sido aprovado o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2021.
Ainda que cientes que a situação pandémica que marcou a vida de todos os cidadãos no corrente ano, à escala do planeta, afectou também a vida das organizações, em geral, e do Movimento associativo, em particular, o Plano de Actividades delineado assenta na esperança que as actividades presenciais possam ocorrer, ao contrário do que sucedeu desde Março de 2020.
A intervenção da ADAL para 2021 assenta em seis eixos:
- Consolidação associativa
- Comunicação
- Relações institucionais
- Parcerias e colaborações
- Programa Linha de Defesa
- Efemérides
A consolidação associativa deverá focar-se na captação de novos associados, na aproximação dos associados à actividade e aos órgãos e na recolha de fundos, quer por via de quotizações e donativos, quer de outros apoios financeiros, de que destacamos o que poderá resultar da candidatura aos apoios municipais.
A intervenção da ADAL ao longo do ano assume sobretudo um caracter de advertência relativamente a problemas verificados no território, nos domínios do Ambiente e do Património. Esta opção exige uma forte atenção aos aspectos da comunicação: dar a conhecer as causas que defendemos, as soluções que preconizamos, o desenvolvimento dado aos assuntos; informar sobre os recursos ambientais e patrimoniais e sensibilizar para a necessidade da sua defesa e preservação. É neste quadro que assume particular importância a permanente actualização do website e a edição mensal da folha informativa Linha de Defesa. A par, aproveitaremos todas as soluções e plataformas que contribuam para a divulgação da ADAL e das suas causas. Estabelece-se como propósito o alargamento dos destinatários não associados das comunicações electrónicas da ADAL, para que a informação que produzimos chegue a mais pessoas.
O contributo para a resolução de problemas verificados no território continuará a fazer-se de acordo com uma estratégia que privilegia as boas relações institucionais, onde à chamada de atenção e à crítica nunca deixaremos de sugerir soluções, procurando ser parte delas, numa postura de colaboração e de estabelecimento de parcerias, para as quais continuaremos disponíveis.
Acreditando que quanto melhor conhecermos os nossos recursos e o valor dos mesmos para o bem-estar geral, a ADAL continuará a desenvolver algumas actividades de grupo que proporcionem o conhecimento do território e dos seus valores ambientais e patrimoniais. O Programa Linha de Defesa tem precisamente esse objectivo e cumpre-se por via de um conjunto vasto de actividades como percursos pedonais, visitas, edição de informações e posições públicas e de exposições de bolso, elaboração de pareceres, prestação de informação sobre os desenvolvimentos verificados nos processos que acompanha com prioridade (causas) e os projectos que vivem da participação dos sócios e de outros cidadãos, Eco Alerta e Positivo e Negativo do Ano.
Sempre que se justifique, e por constituírem oportunidades para evidenciarem temas e problemáticas locais, será dada relevância a determinadas efemérides com relação directa ou indirecta aos mesmos.
JUNTE-SE a nós na defesa do ambiente e do património local!