Dia Internacional dos Museus 2020

O Dia Internacional dos Museus foi comemorado pela primeira vez há 40 anos, numa celebração que tem vindo a observar uma crescente adesão de Museus em todo o mundo.

Neste ano o mote das celebrações é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, chamando a atenção para o seu papel no esforço de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, a cooperação e a paz.

Nos dias que correm, em que tantas desigualdades e injustiças se observam, de forma agravada, no mundo e no nosso país, estes espaços de preservação, valorização e divulgação das memórias colectivas não podem estar alheios às realidades sociais, promovendo o conhecimento e a compreensão das razões históricas, políticas e sociais que as contextualizam, tanto no passado como na actualidade.

Esta função e responsabilidade impõe-se particularmente aos Museus Municipais, pela relação de proximidade relativamente à comunidade em que se inserem.

Neste Dia Internacional dos Museus 2020, a ADAL saúda o importante papel social e cultural dos Museus, em geral e dos Museus Municipais, em particular, assinalando o esforço que estes últimos têm vindo a fazer para os desígnios da inclusão e do respeito pela diversidade cultural.

Aproveitamos igualmente para assinalar que, relativamente a preocupações/sugestões no quadro da pandemia causada pelo COVID-19, um dos aspectos que a ADAL referiu numa comunicação enviada à Assembleia Municipal no passado mês de Abril, foi a necessidade de se proceder à identificação e adopção de medidas que permitam a reabertura e funcionamento, logo que possível e de acordo com as recomendações das autoridades de saúde, dos equipamentos culturais municipais, designadamente os museus municipais e sítios patrimoniais de referência em condições de segurança para todos.

Foi, por isso, com satisfação que tomámos conhecimento da reabertura dos Museus Municipais neste dia 18 de Maio, acompanhando a decisão que, a nível nacional, retoma a importante função destes espaços públicos no plano da Cultura e do Conhecimento.

Perspectivando o desconfinamento, mas atendendo sempre às regras em vigor para prevenção e mitigação dos riscos de contágio, relembramos os museus e núcleos museológicos de Loures, para uma futura visita:

  • Museu de Cerâmica de Sacavém
  • Museu do Vinho e da Vinha  – Bucelas
  • Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho
  • Núcleo Museológico Casa-Museu José Pedro – Sacavém
  • Núcleo Museológico da Igreja Matriz de Bucelas
  • Núcleo Museológico Luís Serra (Grupo Musical e Recreativo da Bemposta)
  • Núcleo Museológico Mário Roberto (Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bucelas)
  • Centro de Interpretação das Linhas de Torres – Bucelas
  • Sitio Arqueológico de Frielas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *