Sócios e Amigos da ADAL visitaram o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento

O Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) abriu portas, a 20 de setembro, a um grupo de sócios e amigos da Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL), para uma visita guiada a este espaço de memórias cinematográficas.

A visita, no âmbito do projeto “Um Olhar por Dentro”, foi guiada por Rui Machado e Tiago Ganhão, respetivamente, subdiretor e técnico de laboratório do ANIM, que conseguiram contagiar, os cerca de 30 participantes, com o seu entusiamo e motivação com que desempenham o trabalho nesta instituição, destinada à conservação e divulgação do património cinematográfico nacional.

Consulte a galeria de imagens em https://www.facebook.com/adaloures#!/media/set/?set=a.452529498220974.1073741850.310188542455071&type=3

20 de Setembro | Visita ao Arquivo Nacional de Imagens em Movimento

A ADAL organiza uma visita ao Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) – Centro de Conservação da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema IP, no próximo dia 20 de setembro (sábado), às 10 horas.

A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema é o organismo nacional, tutelado pelo Secretário de Estado da Cultura, que tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico. Foi fundada no início dos anos 50 por um dos pioneiros das cinematecas europeias, Manuel Félix Ribeiro, e tornou-se uma instituição autónoma em 1980.

Em 1996, a Cinemateca abriu, nos arredores de Lisboa, um moderno centro de conservação (ANIM), que é atualmente a base de todas as atividades de preservação, pesquisa técnica e acesso, incluindo o uso de novas tecnologias.

Venha conhecer o ANIM! o ANIM situa-se na Quinta da Cerca, Rua da República, Freixial, Bucelas (ver localização em www.cinemateca.pt/contactos)

Contamos com a vossa participação!

Inscrições gratuitas pelo email adaloures@gmail.com até 18 de setembro.

NOTA: O ponto de encontro é à porta do ANIM.

Dia Mundial da Conservação da Natureza

O Dia Mundial da Conservação da Natureza que se comemora a 28 de Julho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas com a finalidade de alertar os cidadãos para a importância da Natureza e dos problemas que lhe estão associados, nomeadamente os da sua conservação.

A Natureza e os seus ecossistemas fornecem serviços essenciais à vida humana à manutenção do equilíbrio ecológico, como a purificação do ar e da água, a regulação dos fenómenos climáticos, os processos de decomposição (repondo a matéria mineral nos solos), o controle da erosão, a reprodução da vegetação através da polinização e dispersão de sementes, o controle de pragas e o sequestro de carbono através dos processos de fotossíntese, entre outros. Fornecem alimento, matéria-prima e medicamentos e não podem tão-pouco ser esquecidos os seus valores culturais, estéticos e turísticos, bem como o simbolismo que a natureza representa ainda para muitos povos, à qual se encontram fortemente ligados através de rituais e tradições ancestrais.
Existe ainda imenso por descobrir acerca dos ecossistemas e das suas riquezas. Supõe-se que haverá cerca de 14 milhões de espécies no planeta mas apenas 13% destas se encontram descritas, o que permite pensar nas potencialidades que poderão representar para a Humanidade a vários níveis, nomeadamente a sua aplicação no domínio da medicina.
Por “conservação da Natureza” entende-se “a gestão da utilização humana da natureza, de modo a compatibilizar de forma perene o seu uso e a capacidade de regeneração de todos os recursos vivos”, ou seja, uma gestão e utilização sábias dos recursos naturais.
No entanto o crescimento da população mundial – atualmente de 7,2 mil milhões de pessoas prevendo-se atingir os 9,6 mil milhões em 2050 – e a consequente exigência de suprir as suas necessidades, conduz a uma sobreexploração desenfreada dos recursos provocando perturbações significativas que levam ao seu esgotamento, contribuem para as alterações climáticas e para o elevado ritmo de extinção de espécies.
Será tempo então de repensar as nossas condutas diárias e o nosso modo de vida. Tomar consciência de que qualquer iniciativa legal deverá ser apoiada pela ação de todos e qualquer um de nós enquanto cidadãos, através de atitudes e gestos simples que minimizem os danos que inevitavelmente causamos, permitindo às gerações futuras desfrutar de todo um legado natural que nos foi entregue. Porque não começar já hoje, saindo para passear na Natureza, olhando-a e vivendo-a como o tesouro que realmente é e pelo qual somos responsáveis?

Links recomendados:
http://www.icnf.pt/portal/agir/comemora/dia-conserv-nat
https://dre.pt/pdf1sdip/2014/04/07300/0240002404.pdf

Texto: SETA – Sociedade Portuguesa para o desenvolvimento da Educação e do Turismo Ambientais
Fotografia: João Lopes (I Mostra de Fotografia Retrato Ambiental de Loures, 2013)

ADAL recomenda … Em Loures, pensar e agir pelo nosso bom Ambiente!

A Associação de Defesa do Ambiente de Loures (ADAL) vai ter um espaço diário de recomendações, na emissão da rádio Horizonte FM.

Até ao final do ano, os ouvintes desta rádio poderão ficar a conhecer os concelhos da ADAL no que diz respeito às boas práticas ambientais e, através dessas orientações, contribuir de forma decisiva para a melhoria do ambiente no concelho.

A não perder, de segunda a sexta-feira, às 9h40 e 18h40, na Horizonte FM.

Em Loures, pensar e agir pelo nosso bom ambiente!