Mesa redonda “Castelo, que futuro?”

A ADAL esteve presente na mesa-redonda realizada no Castelo de Pirescouxe do dia 11 de Fevereiro, a convite da entidade promotora, a ADPAC – Associação Defesa do Património Ambiental Cultural de Santa Iria da Azóia. A mesa-redonda visou promover um debate sobre o futuro do Castelo como equipamento cultural e imóvel de interesse histórico, bem como refletir sobre possíveis modelos de gestão mais participativos.

Esta iniciativa encerrou a exposição ” O Morgadio do Castelo – Memórias , Identidade e Ordenamento de um Território (Apontamentos )”, a qual resultou de um trabalho de parceria entre a referida associação, a Câmara Municipal de Loures (Unidade de Património e Museologia) e vários investigadores.

A exposição apresenta novos conteúdos sobre a constituição do Morgadio da família Castelo Branco “O Novo”, em 1442, e a estratégia que esta família seguiu ao longo de gerações visando alargar os limites da propriedade até à margem do Tejo, tendo mesmo conseguindo explorar salinas; mas, também, a história da ocupação deste território até à contemporaneidade, com a implantação da COVINA e do bairro destinado aos trabalhadores desta unidade fabril.

Para mais informação, sugerimos a consulta da monografia “O Morgadio do Castelo”,  sobre o Morgadio do Castelo de Pirescoxe e a história do território até à contemporaneidade.